Criança: a semente do presente, o fruto do futuro

Criança: a semente do presente, o fruto do futuro

Falar sobre criança é falar sobre o presente e o futuro. Elas representam a esperança de que anos melhores venham pela frente e são, também, a geração que será afetada pelos atos dos adultos da atualidade. Por isso, hoje, no Dia da Criança, refletimos sobre a necessidade de nos atentarmos para a educação e formação dos pequenos.

Um dos problemas que se destacam são as transformações do planeta causadas pelas atividades humanas ao longo do tempo, que já podem ser sentidas nos padrões de temperatura e no clima no geral. Em 2024 o índice de queimadas entre janeiro e abril foi o maior desde 2003, com 17.182 focos registrados. É nítido o quanto nossas vidas são impactadas, especialmente a saúde.

Ao notar este cenário, agir atualmente é fundamental para que a atual geração mais nova não precise chegar ao ponto onde migrar seja essencial para sobreviver. A educação é uma chave transformadora neste sentido, para incentivar que as crianças cresçam com consciência ambiental. Levá-las para parques, trilhas leves e reservas naturais proporcionam uma conexão com a natureza e outro caminho é incluir práticas como separar lixo reciclável, cuidar do jardim, economizar água, são formas de mostrar como as ações individuais são importantes para a preservação.

Oferecer uma educação que inclua a conscientização ambiental é investir no bem-estar das próprias crianças e ter a certeza que estamos construindo adultos que saibam que o planeta precisa de ajuda. É um dever de todos!