Convenções

Convenção Coletiva de Trabalho é o acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais do trabalho. (Art. 611)

Nenhuma disposição de contrato individual de trabalho que contrarie normas de Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho poderá prevalecer na execução do mesmo, sendo considerada nula de pleno direito. (Art. 619)

Será nula de pleno direito disposição de Convenção ou Acordo que, direta ou indiretamente, contrarie proibição ou norma disciplinadora da política econômico-financeira do Governo ou concernente à política salarial vigente, não produzindo quaisquer efeitos perante autoridades e repartições públicas, inclusive para fins de revisão de preços e tarifas de mercadorias e serviços. (Art. 623)

É facultado aos sindicatos representativos de categorias profissionais celebrar acordos coletivos com uma ou mais empresas da correspondente categoria econômica, que estipulem condições de trabalho aplicáveis no âmbito da empresa ou das empresas acordantes às respectivas relações de trabalho. (do § 1º do art. 611 da CLT)

Os efeitos da Convenção Coletiva de Trabalho permanecem até a negociação e publicação da CCT seguinte.

No nosso ordenamento jurídico, portanto, convenção e acordo coletivo são inconfundíveis. A primeira tem o âmbito mais amplo e os sujeitos são obrigatoriamente entidades sindicais representando empregados e empregadores. Já o segundo é mais restrito, na medida em que abrange, de um lado, o sindicato representativo da categoria dos trabalhadores e, de outro, uma ou mais empresas individualmente consideradas. Ambos, porém, como fontes autônomas do Direito do Trabalho, constituem autênticos contratos normativos.

Veja a seguir as Convenções Coletivas de Trabalho

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Cuidar da casa, dos filhos, trabalhar fora e ainda ter tempo para si mesma: esta é a vida de muitas mães brasileiras. A chamada “dupla jornada” é repleta de sobrecarga física e emocional, uma realidade que, por diversas vezes, é vivida sem rede de apoio.......

  • Por muitas vezes, quem se torna mãe ganha um rótulo que a define apenas como genitora, deixando de lado a mulher que existe ali. Neste Dia das Mães valorizamos a ideia de que elas não devem se reduzir a um único papel: ser mãe não......

  • Casar é celebrar o amor, é iniciar oficialmente um caminho a dois, é fortalecer os laços! O casamento vai além de firmar um compromisso com outra pessoa, é se envolver profundamente com o sentimento. É somar histórias, respeitar individualidades e criar novos capítulos cheios de......